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Site revela lista de 10 marcas que devem desaparecer em 2012


Fala pessoal do blog Stick Tutoriais!Um site revelou uma lista de 10 marcas que devem desaparecer em 2012.Entre os nomes de peso que aparecem na seleção estão a Sony Pictures,Sony Ericsson e Nokia.


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O site 24/7 Wall St. revelou na última sexta-feira (24 de junho) uma lista de 10 empresas ou marcas que devem desaparecer completamente em 2012. Entre os nomes de destaque que figuram na seleção estão a Sony Pictures, Sony Ericsson, Nokia, MySpace e a rede de lojas norte-americana Sears.

A lista faz parte de uma tradição do site, que todo ano publica uma seleção de nomes que tem tudo para desaparecer em breve. Em 2010, a lista foi bem sucedida ao prever o fim da T-Mobile, comprada pela operadora AT & T por US$ 39 bilhões. Outra aposta bem-sucedida foi o desaparecimento da Blockbuster, que abriu falência e, em abril de 2011, foi adquirida pela Dish Network.

Porém, as previsões feitas pelo site nem sempre se realizam: entre os nomes que figuravam na lista do ano passado e permanecem ativos estão a Kia, Moody’s, BP e a loja de joias Zale. Confira abaixo os selecionados em 2011 e os motivos pelos quais eles podem desaparecer em 2012.

1) Sony Pictures Entertainment

 

(Fonte da imagem: 24/7 Wall St.)

Segundo o 24/7 St, o estúdio de cinema controlado pela gigante japonesa deve desaparecer como um reflexo da crise pela qual a empresa passa. Além de a receita da empresa ter caído 15% no último ano fiscal, com lucros operacionais 10% menores no período, a Sony sofre com a competição acirrada em suas principais áreas de atuação.

Além de as vendas de consoles serem prejudicadas pelos produtos da Nintendo e da Microsoft, a japonesa vê cada vez mais consumidores de eletrônicos preferirem os produtos da Apple. O site afirma que a única maneira de o CEO Howard Stringer conseguir recuperar as perdas da companhia e aumentar o valor das ações é através da venda de uma operação de sucesso – no caso, seus estúdios de cinema.

As previsões do site parecem exageradas, ainda mais quando se leva em conta que o Sony Pictures detém franquias de sucesso como as séries Homem-Aranha, Caça-Fantasmas e Homens de Preto. Além disso, o anúncio de aparelhos como o Vita e os tablets S1 e S2 mostram que a companhia pode não estar tão desesperada quanto os analistas de mercado dão a entender.

2) A & W


A rede de restaurantes A & W All American Food foi fundada em 1919, e se notabilizou por ser uma das primeiras a investir no formato “drive in”. Os motivos pelos quais a rede deve desaparecer em breve é seu tamanho reduzido, possuindo somente 639 lojas espalhadas pelo mundo – número pode expressivo comparado ao Subway, por exemplo, rede que possui mais de 35 mil unidades.

A Yum! Brands, dona da A &W, colocou a rede de lojas à venda em janeiro de 2011, porém até o momento não surgiu nenhum comprador interessado em adquiri-la. Para a companhia, é mais lucrativo investir nos restaurante Kentucky Fried Chicken (também de sua propriedade) do que investir em um negócio que não possui força o suficiente para competir com os grandes nomes do mercado.

3) Saab


 

(Fonte da imagem: 24/7 Wall St.)

Criada em 1949 pela companhia sueca Svenska Aeroplan, o Saab deve desaparecer devido à falta de visibilidade global da marca. Após a marca ser abandonada pela General Motors em 2008, os direitos sobre o nome do automóvel passaram à fabricante Spyker, que atualmente sofre com as baixas vendas da marca – somente 32 mil Saabs foram vendidos em 2010.

O baixo potencial de vendas da marca, que fica abaixo dos 50 mil automóveis vendidos globalmente, é o principal responsável pelo qual o Saab deve sumir de vez em 2012.

4) American Apparel


A loja de roupas American Apparel deve desaparecer devido à queda nos lucros obtidos pela companhia nos últimos anos. Embora tenha presenciado um grande crescimento entre 2003 e 2008, desde então a empresa vem testemunhando perdas operacionais na ordem dos 8% por ano – situação que se complicou ainda mais devido ao aumento no preço do algodão.

Apesar de vender parte de suas ações para o empresário canadense Michael Serruya e para o Delavaco Capital, a empresa não possui um nome expressivo para se expandir além dos Estados Unidos. A falta de financiamento e a incapacidade de competir com outras lojas grandes devem sers o principais responsáveis pelo fim da American Apparel – isso sem contar com os processos de assédio sexual enfrentados pelo CEO da companhia, Dov Charney.

5) Sears


 

(Fonte da imagem: 24/7 Wall St.)

A Sears Holdings, dona das redes Kmart e Sears, enfrenta perdas constantes nos últimos anos – de 2006 para cá, houve uma queda de 55% no valor das ações da empresa. Devido a isso, a companhia em breve deve se livrar de um de seus nomes de peso, que competem entre si no mesmo mercado.

Como o Kmart está em uma situação melhor que a Sears, tudo indica que esta será escolhida pela empresa para ser eliminada. Ao unir as duas companhias sob um único nome, a Sears Holding deve ter uma queda nos custos operacionais, o que vai permitir encarar de frente concorrentes como o Wallmart e a rede Target.

6) Sony Ericsson


Segundo o 24/7 Wall St., a incapacidade da companhia em emplacar aparelhos no mercado de smartphones deve ser o responsável pelo fim da marca em 2012. Em 2008, a empresa vendeu 97 milhões de unidades de seus aparelhos, número que caiu para somente 43 milhões em 2010.

 

(Fonte da imagem: Sony Ericsson)

A popularidade crescente do iPhone e a competição com marcas como a HTC e Research In Motion fazem com que todas as previsões de vendas futuras da Sony Ericsson sejam negativas. Rumores indicam que a Sony pode estar pronta para adquirir os direitos sobre a marca, renomeando os aparelhos exclusivamente com seu nome em uma tentativa de aproximar os aparelhos a nomes fortes como o Playstation 3 os computadores da linha VAIO.

7) Corn Pops da Kellogs


Uma mudança na dieta dos Estados Unidos é o principal motivo pelo qual o Corn Pops deve desaparecer das prateleiras do país. No ano fiscal de 2010, a marca teve uma queda de 18% nas vendas, situação que deve piorar com o aumento no preço do milho, principal matéria-prima utilizada na produção do cereal.
A presença de grandes quantidades de gordura saturada e de BHT, produto usado em fluídos de embalsamento, também devem afastar os consumidores, devido à crescente preocupação demonstrada em relação a alimentos industrializados prejudiciais à saúde.

8) MySpace


Aquela que entre 2006 e 2008 foi considerada a maior rede social do mundo está praticamente encerrada. Atualmente, somente 20 milhões de usuários acessam o site em uma base mensal – nada comparado aos mais de 700 milhões de usuários que o Facebook possui atualmente.

 
(Fonte da imagem: MySpace)

A News Corp, detentora da marca, anunciou em fevereiro a venda do MySpace, porém, até o momento, não houve nenhuma informação concreta sobre algum comprador interessado. Caso a situação permaneça a mesma, a empresa já anunciou que vai simplesmente encerrar as atividades da rede social, cujo custo de manutenção atualmente não é mais viável.

9) Soap Opera Digest


O fim da revista especializada em novelas se deve a dois fatos. O primeiro deles é a redução no número de produções do tipo, que estão sendo substituídas por programas de auditório, que se mostram mais baratos de produzir.

O segundo é o aumento de oferta de sites gratuitos na internet, capazes de oferecer as mesmas informações com uma velocidade muito maior. Com uma base de assinantes que diminui a cada ano, tudo indica que a revista deve chegar ao fim nos próximos meses.

10) Nokia


 

(Fonte da imagem: Nokia)

Segundo o 24/7 Wall St., são grandes as chances de que a Nokia venha a desaparecer em 2012 devido à sua pequena participação no mercado de smartphones. Embora a companhia ainda detenha 25% do mercado mundial de telefonia celular, o site prediz que outras empresas podem estar prestes a investir na compra da gigante finlandesa, que atualmente teria valor de mercado próximo aos US$ 22 bilhões.

Entre os compradores em potencial estão a HTC e a Microsoft, que atualmente se tornou a principal parceira da Nokia ao providenciar o software utilizado nos próximos smartphones da companhia. Além delas, a Samsung e a LG também estariam prontas para fazer uma oferta e, assim, chegar ao primeiro lugar no ranking das maiores fabricantes de celulares do mundo.

É preciso notar que o fim da Nokia está cercado de suposições que tem grandes chances de não serem confirmadas. Apesar de a empresa ter sofrido quedas em sua participação de mercado nos últimos anos, aparelhos com o sistema operacional Symbian ainda possuem o domínio de mercados emergentes importantes, como a Índia.

Além disso, ainda é muito cedo para dizer se a parceira com a Microsoft e o sistema operacional Windows Phone 7 renderá os resultados esperados. Com isso, o fim da Nokia não é impossível, mas parece ser a aposta mais improvável feita pelo 24/7 Wall St. em 2011.


Fonte:TecMundo


- Fillipe, fundador do blog Stick Tutoriais, nas horas vagas se atrave nas edições de vídeos/imagens e um eterno amante do automobilismo.


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